Apoio Psicológico Online

Apoio Psicológico Online

PORQUÊ O APOIO PSICOLÓGICO ONLINE?

As novas tecnologias ocupam actualmente um lugar de destaque nas nossas vidas. Se por um lado podem ser em demasia e trazer problemáticas específicas quando o seu uso é exagerado ou despropositado, por outro lado, podem ser mais valias comunicacionais e ajudar a reduzir distâncias em situações muito específicas.
A utilização das novas tecnologias nas consultas de psicologia constitui-se actualmente como uma forma alternativa de aceder ao apoio psicológico, sendo possível através das mesmas, estabelecer uma relação terapêutica genuína e verdadeiramente eficaz.
Estas são, em alguns casos, as únicas alternativas para a procura de ajuda especializada e, desde que se reunam as condições necessárias, podem fazer a diferença.

ATÉ QUE PONTO É EFICAZ?

Existe ainda algum cepticismo relativamente ao uso desta ferramenta no trabalho terapêutico. No entanto, a experiência tem vindo a demostrar que as imposições relativamente a um formato único e rígido de atendimento são em algumas situações limitadoras, sendo redutor restringir o modelo de relação de ajuda a um único tipo de setting terapêutico. Actualmente considera-se que este é um modelo igualmente válido e que permite de igual modo a existência de empatia entre psicólogo e paciente/cliente, essencial para o sucesso da terapia

EM QUE SITUAÇÕES É VÁLIDO O APOIO PSICOLÓGICO ONLINE?

- impossibilidade de deslocação por motivos de saúde ou geográficos
- dificuldades na gestão do tempo para as deslocações
- pessoas mais reservadas ou com mais resistências podem encontrar neste tipo de contacto uma maior facilidade na partilha das suas vivências
Mas também há quem não se identifique com o atendimento online preferindo sempre as sessões presenciais.

COMO FUNCIONA?

As sessões online funcionam com recurso à videoconferência, via Skype, por ser a forma mais aproximada do contacto real, e que permite aceder à comunicação não verbal.
Tal como nas sessões presenciais, as sessões online mantêm os mesmos critérios de sigilo e confidencialidade.
Existem ainda algumas regras que devem ser cumpridas para que as sessões decorram da melhor forma:
- a ligação à internet deve ser de excelente qualidade para prevenir falhas recorrentes ao nível da imagem e som;
- a confidencialidade deve ser tão grande como sessão presencial, ou seja, a presença ainda que residual de terceiros (empregadas domésticas, filhos, colegas) deve ser evitada.

QUAL O CUSTO?

As sessões online têm o custo de 30€ por sessão e não estão sujeitas a mais nenhum desconto.
O pagamento é feito previamente a cada sessão por transferência bancária.


Gostou? Partilhe a nossa página:

Fale connosco

Como posso marcar uma sessão de Acompanhamento Psicológico Online?
Contacte-nos por telefone ou e-mail!

Entrar em contacto