AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O objectivo do serviço de Avaliação Psicológica é proceder a exames para a compreensão do funcionamento psicológico, no sentido de detectar perturbações que possam estar a afectar a vida emocional e o bem-estar.
Do mesmo modo que num serviço de Medicina são realizados exames para apurar a causa de uma doença, num serviço de Psicologia a Avaliação Psicológica permite aceder à causa de determinado mal-estar psicológico ou emocional. É feito um diagnóstico preciso do estado emocional e cognitivo.
A Avaliação Psicológica pode ainda ser útil nos casos em que há necessidade de apresentar provas de capacidades ou incapacidades, como por exemplo:
-
reformas antecipadas
-
companhias de seguros
-
tribunais
-
dificuldades relacionais
-
etc.
PSICOTERAPIA
A Psicoterapia é um modelo de intervenção centrado nos recursos psicológicos, que visa a progressiva evolução para a saúde, equilíbrio e crescimento emocionais, estando indicada em diversas situações. Ajuda à mudança e à evolução interior, contribui para uma melhor percepção dos outros e de nós próprios.
A Psicoterapia não tem como objectivo o aconselhamento e a sugestão. Não são propostas soluções mágicas para os problemas que são vividos pela pessoa que nos procura.
Isto porque na Psicoterapia acreditamos que é a própria pessoa que encontra a chave para a resolução dos seus problemas. Aquilo que propomos é uma análise dos mesmos, um novo olhar, a descoberta de novos pontos de vista.
É um caminho que o Psicoterapeuta e a pessoa que o procura percorrem em conjunto.
A Psicoterapia é um modelo de intervenção centrado nos recursos psicológicos, que visa a progressiva evolução para a saúde, equilíbrio e crescimento emocionais, estando indicada para diversas situações. A Psicoterapia ajuda à mudança e à evolução interior, a uma melhor percepção dos outros e de nós próprios.
Algumas situações em que a Psicoterapia é adequada:
- perturbações de humor
- dificuldades relacionais
- perturbações de ansiedade e fobias
- perturbações do comportamento
- perturbações do comportamento alimentar (anorexia/bulimia)
- perturbações do comportamento sexual
- perturbações psicossomáticas
- luto e stress pós-traumático
- adaptação à doença crónica
- etc.