PSICOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Quando o desenvolvimento da criança não se processa da melhor forma ou quando há sinais de alerta que põe em causa o seu bem-estar e equilíbrio, os pais devem procurar a ajuda do psicólogo, que procurará avaliar a situação e delimitar a forma de intervenção mais adequada, em conjunto com a criança e a sua família.
PSICOLOGIA DO ADULTO
A Psicologia é cada vez mais procurada por adultos que, sem terem sintomas de patologia depressiva ou de outras patologias, não se sentem bem, estão tristes ou ansiosos, ou têm dificuldades em estabelecer relações positivas.
A ida a um psicólogo nem sempre é uma decisão fácil. Geralmente são motivos fortes, nomeadamente uma crise pessoal, que levam à procura de um psicólogo. No entanto, é uma decisão que conduz, muitas vezes, à resolução dessa mesma crise e à conquista de maior equilíbrio emocional e auto-conhecimento.
PSICOGERONTOLOGIA
PSICOLOGIA DO IDOSO
A clínica do Idoso surge na linha de uma intervenção cada vez mais solicitada como resposta às problemáticas e questões que se levantam com o Envelhecimento.
O avanço da idade é muitas vezes acompanhado de mudanças e perdas múltiplas com consequências a vários níveis, como por exemplo alterações do modo de vida, psico-sociais, de saúde e familiares.
Interessa-nos um Olhar para a Velhice e para o Envelhecimento não como um problema ou uma ameaça, na consciência de que a idade não é o único determinante no percurso de vida das pessoas.
Abordar o Envelhecimento e a Velhice através da Palavra é considerar que a pessoa tem uma vivência que é a sua e uma História que se inscreve num passado, num presente e futuro. Reconhecer a sua singularidade é reconstruir a sua Identidade.
Pretende-se apoiar e acompanhar a pessoa idosa e familiares, contribuindo assim para a sua Qualidade de vida.