O que é a Ludoterapia?
A Ludoterapia é um processo terapêutico específico para crianças que se baseia no brincar. São utilizados diversos brinquedos e materiais lúdicos, que permitem à criança exprimir o seu mundo interno e os seus conflitos emocionais.
Porquê a Ludoterapia?
As crianças gostam de brincar. As crianças não têm o mesmo acesso à linguagem e à comunicação verbal que os adultos. O brincar torna-se terapêutico ao permitir à criança exprimir-se, compreender-se e experimentar diferentes formas de lidar com os seus conflitos, medos e angústias.
Como é que a Ludoterapia pode ajudar o(a) meu(minha) filho(a)?
Através da Ludoterapia, a criança pode alterar a sua forma de olhar os acontecimentos, as relações e o mundo. Ao recriar as suas frustrações e ao conseguir lidar com elas de uma outra forma na brincadeira, a criança está a consciencializar-se e a ganhar confiança em si própria para lidar com essas questões.
Quanto tempo demora um processo Ludoterapêutico?
Este é um processo que depende de inúmeros factores e experiências passadas e presentes. Os dois factores mais importantes dizem respeito à etapa de desenvolvimento em que a criança está e à sua idade. Normalmente, quanto mais recentes são os sintomas apresentados pela criança, menos tempo demorará a terapia.
O brincar na Ludoterapia é diferente do brincar em casa?
O brincar tem três funções básicas: desenvolvimento motor, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento emocional. Na Ludoterapia, a intervenção do Ludoterapeuta coloca a ênfase nas questões emocionais, com o objectivo de conduzir à compreensão, reestruturação e equilíbrio psicológicos e, consequentemente, ao bem-estar.
Como é que eu como mãe / pai estarei envolvido?
O envolvimento parental é essencial no processo ludoterapêutico. Este envolvimento dirá respeito, sobretudo, ao seguimento de determinadas recomendações dadas pelo terapeuta.
Gostou? Partilhe a nossa página: