Psicoterapia – PERGUNTAS FREQUENTES

Alguns conceitos essenciais:

Sintoma – experiências sentidas como desagradáveis e indesejáveis e também sinais detectados pelo Psicoterapeuta e não consciencializados pelo paciente. Os sintomas resultam do esforço não conseguido, por parte do aparelho psíquico, para se adaptar aos conflitos emocionais (conscientes ou inconscientes) e à ansiedade por eles gerada.

Conflito Intrapsíquico – conflito inconsciente entre os impulsos internos do paciente e as pressões da realidade externa. São estes conflitos que na maioria das vezes originam os sintomas.

Inconsciente – parte do aparelho psíquico onde se encontram os impulsos, não acessível à consciência.

Mecanismos de Defesa – têm como principal função não permitir que a angústia tome proporções insuportáveis. No entanto, e uma vez que o processo de consciencialização pode envolver algum sofrimento, os mecanismos de defesa podem constituir-se como barreiras ou resistências à evolução da Psicoterapia.

 

Perguntas Frequentes

1O que se pretende com a Psicoterapia?
O objectivo da Psicoterapia será trazer à consciência e à compreensão do paciente os conflitos intrapsíquicos que estão na base dos sintomas que apresenta. A partir desta consciencialização e compreensão, os sintomas deixarão de fazer sentido, havendo um aumento e melhor utilização das funções e recursos do paciente, bem como uma maior capacidade de manejar os factores ambientais.
2Mas como é que dá essa alteração?
Para que haja uma verdadeira alteração, não basta apenas que o Psicoterapeuta dê uma explicação ao paciente. É necessário haver uma verdadeira consciencialização e conhecimento, quer intelectual quer reconstrutivo, por parte do paciente. Tal envolve o ultrapassar de algumas resistências, criadas muitas vezes pelos mecanismos de defesa. Em suma, a resolução dos conflitos é resultado de algo mais complexo do que o simples conhecimento intelectual dos mesmos. Só quando esse conhecimento é acompanhado de experiências emocionais apropriadas é que é possível atingir uma resolução autêntica e efectiva dos sintomas.
3Quanto tempo demora uma Psicoterapia?
Este não é um processo rápido. Cada pessoa tem o seu próprio timming em Psicoterapia. Muitas vezes os sintomas e foras de funcionamento existem há muitos anos e não é possível ultrapassá-los de um momento para o outro.
4O que acontece na prática?
Espera-se que o paciente verbalize os seus sentimentos e pensamentos, sem receio de que não façam sentido ou de que sejam criticados. Não importa tratar os acontecimentos que têm lugar no mundo externo, mas sim a sua repercussão no mundo interno do paciente. Deste modo, é natural que haja alguma dificuldade inicial em levá-la a cabo. Mas só assim poderá aceder aos conflitos intrapsíquicos que estão na base dos sintomas apresentados.
Gostou? Partilhe a nossa página: